Economia

Desemprego atinge 14,1 milhões de pessoas no mês de outubro, indica IBGE

Quantidade representa 14,4% da população

Por Da Redação
Ás

Desemprego atinge 14,1 milhões de pessoas no mês de outubro, indica IBGE

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,3% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (29), representando um crescimento de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre encerrado em julho. Esse número significa que, em outubro, 14,1 milhões de pessoas estavam procurando emprego no País, um aumento de 7,1% (ou 931 mil pessoas a mais) na comparação com o trimestre anterior.   

“O resultado de outubro mostrou uma força inesperada, denota uma recuperação da economia ao menos marginalmente mais célere”, afirma Sanchez. “Mesmo assim, é uma constatação frágil: o desemprego deve continuar avançando pelo menos até que haja uma recomposição da força de trabalho.”, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Segundo os dados do IBGE, a população ocupada (um total de 84,3 milhões de pessoas) subiu 2,8%, ou 2,3 milhões de pessoas a mais, frente ao trimestre anterior, e caiu 10,4% (menos 9,8 milhões) frente ao mesmo trimestre de 2019. A população que estavam trabalhando ou buscando um emprego chegou a 98,4 milhões, alta de 3,4% (mais 3,2 milhões de pessoas) em relação ao trimestre anterior, e caiu 7,6% (menos 8,1 milhões) em relação ao mesmo trimestre de 2019.

Já a população fora da força de trabalho (77,2 milhões) caiu 2,2% (menos 1,8 milhão de pessoas) na comparação com o trimestre anterior e cresceu 19,0% (mais 12,3 milhões) frente ao mesmo trimestre de 2019. O número de pessoas que desistiram de buscar emprego por acharem que não iriam encontrar ficou em 5,8 milhões, sem variação significativa frente ao trimestre anterior, e cresceu 25% (mais 1,2 milhão de pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2019.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.