Desemprego entre pessoas com mais de 50 anos aponta queda, diz estudo

Participação da população dessa faixa etária tem crescido 0,5 p.p por ano

Por Da Redação
Ás

Desemprego entre pessoas com mais de 50 anos aponta queda, diz estudo

Foto: Reprodução/Unsplash

Dos mais de 108 milhões de trabalhadores no Brasil, pelo menos 23,5 milhões são pessoas com 50 anos ou mais. A participação desse grupo na população tem registrado crescimento 0,5 p.p a cada ano, de acordo com o estudo Mercado de Trabalho 50+, elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O estudo aponta que no segundo trimestre, encerrado em junho, enquanto o desemprego era de 5,2% entre as pessoas com mais de 50 anos, a proporção para a população total era de 9,3%. Na última quinta-feira (27), o desemprego no trimestre encerrado em setembro foi de 8,7%. 

O resultado positivo é reflexo da estatégia adotada pelas empresas de diversificar os perfis de seus colaboradores. Ou motivo é a disponibilidade menor desse público para o mercado de trabalho. 

Ainda conforme a pesquisa, na comparação em geral, esse grupo também ocupa cargos que exigem uma qualificação maior. O que significa um rendimento de 14% superior à média do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário