Desemprego entre pessoas com mais de 50 anos aponta queda, diz estudo
Participação da população dessa faixa etária tem crescido 0,5 p.p por ano
Foto: Reprodução/Unsplash
Dos mais de 108 milhões de trabalhadores no Brasil, pelo menos 23,5 milhões são pessoas com 50 anos ou mais. A participação desse grupo na população tem registrado crescimento 0,5 p.p a cada ano, de acordo com o estudo Mercado de Trabalho 50+, elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
O estudo aponta que no segundo trimestre, encerrado em junho, enquanto o desemprego era de 5,2% entre as pessoas com mais de 50 anos, a proporção para a população total era de 9,3%. Na última quinta-feira (27), o desemprego no trimestre encerrado em setembro foi de 8,7%.
O resultado positivo é reflexo da estatégia adotada pelas empresas de diversificar os perfis de seus colaboradores. Ou motivo é a disponibilidade menor desse público para o mercado de trabalho.
Ainda conforme a pesquisa, na comparação em geral, esse grupo também ocupa cargos que exigem uma qualificação maior. O que significa um rendimento de 14% superior à média do país.