Desemprego no Brasil atinge 12,3 milhões
Número aumentou em 479 mil comparado com ultimo trimestre
Foto: Reprodução/G1
A taxa de desemprego no Brasil aumentou para 11,6%, atingindo 12,3 milhões de pessoas, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento, em comparação com o trimestre encerrado em novembro (11,2%), terminou com a sequencia de dois trimestres seguidos de quedas significativas no desemprego. A taxa, entretanto, é menor do que a registrada no mesmo período do ano passado (12,4%).
Os dados do IBGE revelam que o desemprego aumentou no país antes mesmo do inicio das restrições e do isolamento imposto no país para tentar frear a propagação do coronavírus. O aumento no número de desempregados, segundo o IBGE, foi alavancado pelo setor de construção, que registrou queda de 4,4% (menos 301 mil pessoas), seguido da administração pública (-2,3% ou menos 375 mil pessoas) e pelos serviços domésticos (-2,4% ou menos 156 mil).
“A construção não sustentou o movimento de recuperação que ela vinha apresentando no fim do ano passado. Já a administração pública tem uma sazonalidade, pois ela dispensa pessoas no fim e no início do ano em função de términos nos contratos temporários das prefeituras, nas áreas de educação e saúde, retomando as contratações a partir de março, após a aprovação dos orçamentos municipais. O serviço doméstico está muito ligado ao período de férias das famílias, as dispensas das diaristas, já que muitas famílias viajam, interrompendo a demanda por esse serviço”, explicou Adriana Beringuy, analista da pesquisa.