Economia

Desemprego no Brasil pode chegar a 20 milhões por causa do novo coronavírus

PIB brasileiro deve cair em 10%

Por Da Redação
Ás

Desemprego no Brasil pode chegar a 20 milhões por causa do novo coronavírus

Foto: Agência Brasil

De acordo com especialistas, a depender da duração da pandemia do novo coronavírus o Brasil poderá contabilizar mais 8 milhões de desempregados, elevando o total a 20 milhões. Os números são de estimativas feitas por entidades ligadas ao comércio, que preveem demissão de até 5 milhões de pessoas no setor, devido ao fechamento de bares, restaurantes e hotéis. Outros 3 milhões são do setor da indústria, que costuma segurar muito as demissões pelo alto custo das dispensas e pelo risco de perder profissionais mais capacitados.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil conta hoje com quase 12 milhões de desempregados. Cerca de 38 milhões de pessoas estão na informalidade.

Queda do PIB no segundo trimestre

De acordo com economistas, o Brasil, como o resto do mundo, contratou uma brutal recessão. Com a pandemia do novo coronavírus desestabilizando a economia mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) cairá pelo menos 10%.

Segundo a economista Monica de Bolle, professora da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, a queda do PIB pode variar entre 5% e 6% , será um sinal claro de que o Brasil mergulhou na depressão econômica. Desde 2014, o Brasil vem se debatendo para sair do colapso econômico. 

Coronavírus

De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada neste domingo (22), o Brasil tem 18 mortes e 1.197 casos confirmados.  No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 13 mil pessoas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário