Economia

Desemprego recua 8,5% e atinge 9,1 milhões de brasileiros, diz IBGE

Percentual de desocupados equivale a 9,1 milhões de pessoas fora da força de trabalho

Por Da Redação
Ás

Desemprego recua 8,5% e atinge 9,1 milhões de brasileiros, diz IBGE

Foto: Agência Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (31), mostram que o desemprego no Brasil recuou e passou a atingir 8,5% da população nos três meses finalizados em abril, o menor patamar para o período desde 2015 (8,1%). O percentual de desocupados equivale a 9,1 milhões de pessoas ainda fora da força de trabalho. 

Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2023, a taxa de desocupação aparece 0,1 ponto percentual maior. Já na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, o desemprego registra queda de 2 pontos percentuais.

Apesar da estabilidade no volume de pessoas desempregadas, o contingente recuou 19,9% (menos 2,3 milhões de pessoas) na análise anual.  Já o número de pessoas ocupadas, de 98 milhões, recuou 0,6% (ou menos 605 mil pessoas) na comparação com o trimestre finalizado em janeiro.

Segundo o IBGE, a queda na população ocupada foi puxada pelos resultados das atividades de serviços domésticos, que registrou retração de 3,3% (ou menos 196 mil pessoas), além dos setores de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (queda de 2,4% ou 204 mil pessoas) e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (diminuição de 1,4% ou 265 mil pessoas).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.