Brasil

Desemprego sobe para 12,2% no 1º trimestre

Por causa das medidas de isolamento social, pela primeira vez, o IBGE fez o levantamento da Pnad Contínua por telefone

Por Da Redação
Ás

Desemprego sobe para 12,2% no 1º trimestre

Foto: Reprodução

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,2% no trimestre encerrado em março. Nos três meses encerrados em fevereiro, a taxa foi de 11,6%.

Na segunda metade de março, começaram a ser adotadas medidas de distanciamento social em todo o País para conter a propagação do novo coronavírus, o que fechou o comércio e diminuiu ou suspendeu a produção na indústria.

No trimestre encerrado em março, a renda média real do trabalhador foi de R$ 2.398, com alta de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 216,290 bilhões no trimestre até março, alta de 1,5% ante igual período do ano anterior.

Segundo a Pnad Contínua, no primeiro trimestre de 2020, faltou trabalho para 27,620 milhões de pessoas no País.

Por causa das medidas de isolamento social, pela primeira vez, o IBGE fez o levantamento da Pnad Contínua por telefone. A coleta da pesquisa é tradicionalmente realizada presencialmente nos domicílios selecionados. 

Cerca de 2 mil entrevistadores estão trabalhando de casa, telefonando para os domicílios selecionados que fazem parte da amostra da pesquisa. Aproximadamente 70 mil domicílios por mês fazem parte da amostra pesquisa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário