Deslizamento de terra deixa um morto e quatro soterrados no bairro de Pernambués, em Salvador
Caso ocorreu na localidade conhecida como Saramandaia na manhã desta terça-feira (27)
Foto: Reprodução
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram soterradas em um deslizamento de terra entre os bairros de Pernambués e Saramandaia, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (27). Imagens enviadas ao Farol da Bahia mostram um homem soterrado, enquanto moradores tentam auxiliar no resgate, em meio às fortes chuvas que atingem a capital baiana. O Corpo de Bombeiros está no local.
Até o momento, a identidade da vítima fatal não foi divulgada. As primeiras informações indicam que entre os soterrados estão uma criança e um casal.
Cerca de sete imóveis residenciais foram atingidos na localidade. As casas afetadas estão localizadas na Rua do Macaco, na parte baixa da encosta.
A última morte registrada em Salvador em decorrência das chuvas ocorreu em abril de 2020, quando uma mulher de 41 anos e a neta de quatro meses morreram após ficarem soterradas durante um deslizamento de terra em Águas Claras.
Salvador em alerta devido às chuvas
A chuva continua causando transtornos e estragos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm, sendo 200 mm registrados em apenas 72 horas.
Esse valor é quase três vezes maior do que a média histórica de novembro, que é de cerca de 108 mm. Até o momento, o total de chuvas de 1º a 27 de novembro já chegou a 322,3 mm, o maior valor registrado para o mês desde 1961, superando o recorde anterior de 319,2 mm, registrado em novembro de 2011.
Por isso, 10 das 14 sirenes de emergência já foram acionadas em Salvador. As localidades afetados são: Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato) e Calabetão.