Lewandowski diz que "é realidade" a polícia prender mal e o Judiciário ser obrigado a soltar
Ministro da Justiça citou a frase no começo do ano e manteve a sua posição ao ser questionado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse em entrevista à Globonews que as polícias brasileiras prendem mal e o sistema Judiciário é obrigado a soltar possíveis criminosos. O magistrado citou a frase no começo do ano e manteve a sua posição ao ser questionado sobre a fala.
"Realmente, a frase 'a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar' é uma realidade. Claro que, com todo respeito às polícias, que devem ser prestigiadas e melhor equipadas, devem ter melhores salários e nós, mesmos, temos vários programas para fortalecer as polícias", apontou o ministro.
Conforme ele, a PEC da Segurança Pública, apresentada nesta semana ao Congresso pelo governo federal, ajuda a solucionar eventuais problemas. Dentre as propostas, contém criar um cadastro nacional das pessoas envolvidas com a criminalidade. Segundo o ministro, a possibilidade de erros cometidos pelas forças de segurança poderia diminuir.
Entenda a PEC da Segurança
O ministro afirmou que o texto final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública é resultado de longas conversas com governadores de estado, que reprovaram a primeira versão da PEC em 2024.
Lewandowski afirmou que "o governo federal não quer intervir na autonomia dos estados no que diz respeito à segurança pública".
Confira as medidas da PEC abaixo:
- Colocar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal, semelhante ao Sistema Único de Saúde, o SUS;
- Estabelecer que os estados compartilhem informações de segurança;
- Ampliar as atribuições da Polícia Rodoviária Federal para ferrovias e hidrovias;
- Conceder poder de polícia ostensiva às Guardas Civis Municipais (GCMs), o que a possibilita a fazer prisões em flagrante, entre outros.