Desmatamento de mata atlântica na Bahia tem redução de 43% em 2023, aponta pesquisa
Em Salvador, Parque da Cidade e Pedra de Xangô funcionam como reservas do bioma
Foto: Divulgação
A área de desmatamento de mata atlântica na Bahia reduziu em 43% no período de janeiro e maio deste ano, de acordo com um levantamento feito por um sistema de alerta que monitora o bioma através de satélites, o MapBiomas.
"O desmatamento da mata atlântica sempre foi muito concentrado nos estado da Bahia, Minas Gerais e Paraná. O que está acontecendo é que os grandes desmatamentos, com mais de 10 hectares, que diminuíram", explicou Mracos Rosa, coordenador técnico do projeto MapBiomas.
Em Salvador, é possível encontrar pelo menos três reservas do bioma, como o Parque da Cidade, Pedra de Xangô, Parque de Pituaçu, Jardim Botânico e Parque São Bartolomeu.
1. O Parque da Cidade fica entre os bairros do Itaigara e da Santa Cruz. O seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h.
2. O Parque da Pedra de Xangô, localizado no bairro de Cajazeiras 10 e une 67 mil m².
3. O Parque de Pituaçu fica na orla de Salvador. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. O acesso é gratuito e
4. O Jardim Botânico de Salvador fica situado no bairro de São Marcos. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
5. Já o Parque São Bartolomeu fica no Subúrbio de Salvador e tem 75 hectares.