• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Despesas do governo Lula com viagens internacionais ultrapassam os 24 milhões de reais
Política

Despesas do governo Lula com viagens internacionais ultrapassam os 24 milhões de reais

Levantamento indica que cerimônia de coroação no Reino Unido e gastos com hospedagem são destaque nas despesas do presidente

Por Da Redação
Ás

Despesas do governo Lula com viagens internacionais ultrapassam os 24 milhões de reais

Foto: Agência Brasil

Um levantamento realizado por VEJA, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que o governo Lula já gastou mais de 24 milhões de reais em viagens internacionais. Os valores foram convertidos para a moeda nacional, considerando a cotação atual do dólar, que está em 5,06 reais. 

As despesas abrangem as viagens realizadas pelo presidente Lula e sua comitiva para diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha e Reino Unido. Os deslocamentos ocorreram entre janeiro e maio deste ano.

Destaca-se a visita de Lula à Inglaterra, entre os dias 4 e 6 de maio, com o objetivo de participar da cerimônia de coroação do rei Charles III. Nessa viagem, o governo desembolsou 8,9 milhões de reais apenas em despesas relacionadas à hospedagem, diárias, material de escritório, aluguel de salas de apoio e contratação de intérprete. Essa foi a viagem que gerou os maiores gastos com hotéis até o momento. Durante suas passagens por Espanha e Portugal, entre os dias 21 e 26 de abril, Lula acumulou despesas de aproximadamente 1,28 milhão de reais somente em hospedagem.

A viagem presidencial que demandou a maior contratação de serviços foi à China, entre os dias 11 e 15 de abril deste ano. Além das despesas com aquisição de equipamentos de áudio e contratação de bufê para um coquetel, também foram registrados gastos com a compra de uma impressora portátil.

Até a visita do presidente aos Emirados Árabes, em abril, o governo divulgava a lista dos integrantes das comitivas que acompanhavam Lula em suas missões internacionais. No entanto, essa prática foi suspensa posteriormente. A reportagem solicitou essas informações por meio da LAI, mas não obteve sucesso, sendo informada de que os dados estão disponíveis no Diário Oficial da União. Cabe ressaltar que a viagem de Lula à China contou com a presença de 26 convidados em sua comitiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário