• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Destruição de lavouras de soja no RS pode encarecer frango, porco e óleo
Brasil

Destruição de lavouras de soja no RS pode encarecer frango, porco e óleo

Alta pode chegar aos supermercados já nas próximas semanas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Destruição de lavouras de soja no RS pode encarecer frango, porco e óleo

Foto: Carlos Cogo

Com as lavouras de soja sofrendo com as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o Brasil pode enfrentar um aumento nos preços de uma variedade de produtos, incluindo óleo e carnes de frango e porco. Essa tendência se deve ao fato de que o farelo de soja é a principal fonte proteica na alimentação desses animais.

O estado gaúcho é considerado 2º maior produtor da leguminosa do Brasil. Nos primeiros três meses do ano, as lavouras do estado foram responsáveis por manter em alta os níveis de exportação, mesmo após a seca enfrentada pelo Centro-Oeste.

Com a perda dos grãos, utilizados na alimentação dos animais, é possível que o aumento nos preços dos itens cheguem às gôndolas do supermercado já nas próximas semanas. No caso do óleo de cozinha, a alta poderia impulsionar também os preços de outros óleos vegetais.

As perdas dos grãos também devem impactar diretamente a economia brasileira, já que, muito provavelmente, as exportações serão comprometidas durante os próximos meses.

Especialistas apontam que o verdadeiro impacto financeiro só poderá ser determinado nos próximos meses, especificamente durante maio e junho, já que somente com o decorrer do tempo será possível avaliar de forma mais precisa tanto o alcance das perdas quanto os efeitos para a economia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.