• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Guaíba obteve quase metade do volume de água de Itaipu em uma semana de chuvas, mostra instituto da UFRGS
Brasil

Guaíba obteve quase metade do volume de água de Itaipu em uma semana de chuvas, mostra instituto da UFRGS

Lago atinge nível histórico, transborda e causa enchentes em Porto Alegre

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Guaíba obteve quase metade do volume de água de Itaipu em uma semana de chuvas, mostra instituto da UFRGS

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil

As chuvas recentes no Rio Grande do Sul levaram 14,2 trilhões de litros de água entre 1º e 7 de maio para o lago Guaíba, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do estado (UFRGS). Foi o transbordamento do Guaíba que inundou ruas, causou mortes e deixou Porto Alegre em calamidade.

O volume equivale a quase metade do reservatório da usina de Itaipu, segunda maior hidrelétrica geradora de energia do mundo, que tem 29 trilhões de litros de água e praticamente o triplo do tamanho do Guaíba (1.350 km² ante 496 km²).

"A comparação com Itaipu dá ideia da dimensão do evento. Mesmo excepcional, (essas chuvas de abril/maio) alteram o entendimento do comportamento da bacia do Guaíba em anos de El Niño forte", afirma Fernando Dornelles, pesquisador do IPH, citando o evento climático que agravou as chuvas na Região Sul.

Em tempos normais, os 14,2 trilhões de litros levariam 18 semanas para passar pelo Guaíba. A velocidade com que a água corre pelo lago, a chamada vazão, disparou. O que era 1,3 milhão de litros por segundo chegou perto dos 30 milhões de litros por segundo.

Este dilúvio em curto período fez o Guaíba, que tem em média 2 metros de profundidade, saltar para o nível de 5,2 metros, superando o recorde histórico registrado na cheia que alagou Porto Alegre em 1941 e alagando boa parte da capital gaúcha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário