Dezenove ex-ministros de Lula e 17 de Bolsonaro concorrem as eleições de 2022
O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (31), pela CNN
Foto: Reprodução/Twitter
Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (31), pela CNN, revelou que 19 ex-ministros de Lula (PT) e 17 do presidente Jair Bolsonaro (PL) disputam nas eleições de outubro deste ano.
Dos 19 ex-membros de Lula, 12 integram partidos que compõem sua coligação nacional. O total é o mesmo na coligação de Bolsonaro, entre os 17 ex-integrantes do governo que disputam cargos.
Como mostra o relatório, entre os ex-ministros do governo petista que concorrem nas eleições, há um candidato à Presidência da República, um ao governo de São Paulo, quatro ao Senado, 11 à Câmara dos Deputados e dois que disputam uma cadeira nas Assembleias Legislativas. Eles são candidatos em nove estados e no Distrito Federal.
Já entre os ex-integrantes de Bolsonaro, cinco disputam a Câmara dos Deputados; oito, o Senado; e três, os governos estaduais. Eles também concorrem em nove estados e no Distrito Federal.
Em liderança, de 2003 a 2010, o petista nomeou, ao todo, 104 ministros em duas gestões. Já o atual governo contou com 57 nomes para comandar as pastas de 2019 a 2022.