DF amanhece com rastros de destruição nesta segunda-feira (9)
Grupo de bolsonaristas invadiu prédios dos Três Poderes
Foto: Agência Brasil
Após um grupo de bolsonaristas invadir os prédios dos Três Poderes, o Distrito Federal amanheceu nesta segunda-feira (9) com rastros de destruição. No último domingo (8), manifestantes que se opõem à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebraram vidraças, destruíram o patrimônio público e saquearam obras de artes. Até o momento, o prejuízo total ainda não foi calculado.
No balanço final, cerca de 40 pessoas acabaram feridas e foram levadas ao principal hospital de emergência de Brasília, dos quais seis ficaram em estado grave. O comandante da Polícia Militar estava entre os feridos. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do DF, pelo menos seis profissionais da imprensa foram agredidos e vários perderam seus equipamentos.
Nesta segunda, não haverá expediente na Câmara. A entrada na casa ficará restrita a pessoas previamente convocadas ou autorizadas pela diretoria geral. No Senado, tem sessão prevista para analisar o decreto de Lula de intervenção federal na segurança pública do DF. O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que, nesta segunda, também não haverá expediente no local para o levantamento dos danos.