Dia dos Pais pode movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro
Pesquisa da CNDL e SPC Brasil aponta crescimento cauteloso nos gastos dos consumidores
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Dia dos Pais deste ano pode movimentar R$25,56 bilhões no comércio brasileiro, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A pesquisa revela que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem comprar presentes no período.
Entre os entrevistados, 32$ pretendem gastar mais que em 2023, enquanto 35% planejam manter o mesmo valor e 19% reduzir os gastos. Entre os que notaram o aumento dos preços e 23% tiveram melhorias na renda. Por outro lado, 37% dos que querem gastar menos enfrentam dificuldades finaneiras, 28% querem economizar e 14% precisam quitar dívidas.
O valor médio gasto por presente deve ser de R$ 230, e 75% dos consumidores pretendem pagar à vista, especialmente via PIX (38%) e cartão de débito (21%). A maior parte dos presentes será em itens de vestuário (47%), seguida por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%). A maioria (78%) fará pesquisa de preços, utilizando sites/apps (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).
Lojas físicas x internet
Embora 69% dos entrevistados comprem em lojas físicas, 40% optarão pela internet, preferencialmente através de aplicativos (71%) e sites (59%). As razões para escolher sites de varejistas internacionais incluem preços baixos (73%) e maior variedade de produtos (46%).