Testes de Pix por aproximação começam em novembro, segundo Banco Central
Previsão é que o Pix por aproximação seja implementado para toda população a partir de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação/Banco Central
O Banco Central do Brasil declarou que o Pix por aproximação começará a ser implementado, porém, continua em período de testes, até novembro deste ano. A notícia foi publicada na última sexta-feira (2) e a novidade deve estar disponível a partir de fevereiro de 2025.
A nova ferramenta vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade do cliente abrir o aplicativo da instituição financeira. A ideia é que ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular à maquininha de cobrança, o valor seja cobrado automaticamente da conta-corrente.
Os clientes precisarão se cadastrar no “open finance” (sistema financeiro aberto). O sistema permite, com autorização dos clientes de produtos e serviços, o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.
Para eles, a resolução ainda diz que 99% das instituições inseridas no open finance serão obrigadas a iniciar o período de teste do Pix por aproximação. A ideia final é que está tudo confirmado para o início de janeiro de 2026, todas as instituições detentoras de contas participantes dos sistemas serão obrigadas a aderir a nova modalidade.