• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, substitui Dia do Índio após derrubada de veto
Brasil

Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, substitui Dia do Índio após derrubada de veto

A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários

Por Da Redação
Ás

Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, substitui Dia do Índio após derrubada de veto

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Lei 14.402/22, promulgada na sexta-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro definiu que o tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.

A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5466/19, da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), aprovado pelo Câmara dos Deputados no fim do ano passado e pelo Senado em maio deste ano.

De acordo com Joenia, a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado "índio" mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira. "O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico", afirmou a deputada

O governo, no entanto, acabou vetando integralmente a proposta. Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, não haveria interesse público na alteração, uma vez que a Constituição adota a expressão “Dos Índios”. Mas no último dia 5, em sessão conjunta do Congresso Nacional, os parlamentares derrubaram o veto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário