Dia Internacional de Mandela: ONU homenageia primeiro presidente da África do Sul democrática
Há 104 anos nascia um dos principais líderes na luta contra a discriminação racial
Foto: Divulgação/ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela. Portanto, nesta segunda-feira (18), representantes de todo o mundo se reúnem para homenagear o ícone que foi o primeiro presidente da África do Sul democrática entre 1994 e 1999.
Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o mundo homenageia um gigante da atualidade. Para ele, Mandela foi um líder de coragem incomparável, com grandes realizações, além de ser um homem de dignidade serena e profunda humanidade. “Continua sendo uma bússola moral e referência para todos”, afirmou Guterres.
História
Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade, após problemas respiratórios. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, é descrito pela ONU como alguém que “dedicou sua vida a serviço da humanidade”.
Desde novembro de 2009, o dia 18 de julho é reconhecido pela ONU como o Dia Internacional de Nelson Mandela. “Em reconhecimento à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura de paz e liberdade e luta pela democracia internacionalmente”, justificou a ONU sobre a celebração.