Dia Mundial da Hipertensão: doença afeta 30% dos adultos brasileiros

Pessoas acima de 60 anos apresentam maior risco para desenvolver a hipertensão

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Atualizado
Dia Mundial da Hipertensão: doença afeta 30% dos adultos brasileiros

Foto: Agência Brasil

O Dia Mundial da Hipertensão, recordada neste sábado dia 17 de Maio, é voltado para alertar sobre os riscos da doença silenciosa que atinge 30% dos adultos no Brasil. Conforme o estudo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), pessoas com 60 anos ou mais apresentam maior risco para desenvolver hipertensão arterial.

Segundo informações da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgadas em 2023, cerca de 30% da população adulta brasileira vivem com hipertensão.

O levantamento também revela que a prevalência é maior entre as mulheres nas capitais brasileiras. Enquanto elas têm 29,3% dos diagnósticos, os homens correspondem a 26,4%.

Poliana Requião, cardiologista e docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), cita que a prevalência da doença aumenta com a idade e mostra que faixa acima de 60 anos possui entre 50% e 60% de pacientes hipertensos.

"Estima-se que cerca de 50% dos pacientes hipertensos não sabem do diagnóstico. É uma doença silenciosa. (…) Apesar de a incidência da doença aumentar com a idade, isso não impede que jovens — e até mesmo crianças - sejam afetados", cita Poliana.

A hipertensão arterial tem como característica o enrijecimento das paredes das artérias, que na maioria das vezes se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas até estágios mais avançados da doença. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento do quadro.

"Os principais fatores de risco envolvem a predisposição genética e hábitos de vida inadequados, como alimentação rica em sódio, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo", aponta. "A hipertensão pode matar. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017, 388 pessoas morrem por dia no Brasil relacionadas direta ou indiretamente à hipertensão", reforça a cardiologista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário