Gripe aviária: confira as principais dúvidas sobre a doença

Primeiro caso da doença foi registrado no Brasil na última quinta-feira (15)

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Gripe aviária: confira as principais dúvidas sobre a doença

Foto: Reprodução/FreePik

Na última quinta-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Em nota, o ministério esclareceu que a doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos. "A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", destacou a pasta.

Desde o anúncio do primeiro caso de IAAP no Brasil, China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira, inicialmente por um prazo de 60 dias. Apesar de o foco ser regional, as restrições comerciais, no caso da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, como previsto nos acordos comerciais com o país.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), casos de IAAP vêm sendo registrados desde 2006 no mundo inteiro, principalmente na Ásia, na África e no norte da Europa.

Confira, a seguir, as principais perguntas e respostas sobre a IAAP, conforme avaliação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O que é a influenza aviária?

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença causada por vírus influenza originários de aves, pertencentes à família Orthomyxoviridae. Eles afetam principalmente aves, mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos. A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

Como a influenza aviária é transmitida?

A forma mais comum de entrada do vírus em um território é por meio de aves selvagens migratórias. Em seres humanos, a transmissão do vírus é feita através do contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes ou outros fluidos animais.

Quais são os sintomas em humanos?

Os sintomas variam de leves, com infectados podendo, até mesmo, serem assintomáticos, a graves. Os principais sintomas são: febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.

Qual é o tratamento?

Pessoas com quadros graves ou com condições de saúde pré-existentes são tratadas com medicamentos antivirais. É recomendado que pessoas que apresentarem sintomas de gripe aviária entrem em contato com um profissional de saúde para receber o tratamento adequado.

A doença é letal para seres humanos?

Os seres humanos não apresentam imunidade prévia à gripe aviária, portanto, o vírus pode causar quadros graves da doença. No entanto, a OMS diz ser difícil generalizar a análise com base em dados históricos, já que o vírus tem evoluído.

Existe vacina para a doença?

Atualmente, a OMS, por meio do Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza, possui vacina para o vírus H5N1, encontrado em vacas-leiteiras. Já em relação aos seres humanos, a OMS possui acordos com 15 fabricantes de imunizantes para acessar cerca de 10% da produção em tempo real de uma futura dose contra a influenza em caso de pandemia.

A vacina contra a gripe sazonal protege contra a gripe aviária?

As vacinas atuais contra a influenza sazonal ou gripe comum não protegem contra a infecção humana pelo vírus da gripe animal, incluindo os vírus H5N1.

Quem corre risco de contrair a gripe aviária?

Segundo a Opas, sempre que houver qualquer tipo de exposição a animais infectados (como aves domésticas, aves selvagens ou mamíferos) ou a ambientes contaminados, onde circulam os vírus da gripe aviária, existe risco de infecção humana esporádica.

Leia também: Cidade gaúcha foco de gripe aviária tem 8 frangos para cada habitante

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário