Dia Mundial da Internet é celebrado nesta terça (17)

A ONU escutou jovens de diferentes áreas em Moçambique sobre a importância da internet

Por Da Redação
Ás

Dia Mundial da Internet é celebrado nesta terça (17)

Foto: Pixabay

Quando cai a internet, não há quem não se sinta, instantaneamente, incomunicável e distante da sociedade. Isso porque, desde o seu surgimento durante a Guerra Fria, a internet, aos poucos, passou a fazer parte das rotinas,até se tornar uma ferramenta indispensável. Tudo e todos estão nas redes. Nesta terça-feira (17), comemora-se o Dia Mundial da Internet e, para isso, a ONU News ouviu jovens que atuam em diferentes áreas, em Moçambique, sobre os ganhos que a internet trouxe para suas atividades.

Celso Muianga, editor literário na Fundação Fernando Leite Couto, considera que a internet é fundamental para seu trabalho.  Ele considera a internet como uma “vitamina”. O editor traz o conceito de "aldeia global" para representar a integração que acontece no seu trabalho, com gráficas de Moçambique, países da África, Europa e Ásia. A interação com os autores e formandos também foi mencionada por Celso, já que, através da internet, barreiras geográficas são dispensadas.

Já Walter Zand, artista plástico e docente universitário partilhou com a ONU News, uma das experiências positivas que o alegrou no início deste ano. Ele falou da iniciativa global de arte promovida pela empresa Suiça Swatch, que selecionou a sua obra para os “pulsos” dos relógios e a mesma esteve na Expo Dubai 2020. “Os termos e condições para aplicar-se ao concurso da Swatch foram feitos pela internet através do e-mail, isto significa, que não precisamos ter presença física, mas a partir desta conectividade da internet nós podemos trabalhar remotamente", explica Walter sobre a facilidade que a internet dá ao processo.

Dados do relatório Digital 2022 Global Digital Overview, indica que havia 7,54 milhões de usuários de internet em Moçambique em Janeiro de 2022. A análise refere que os utilizadores de internet em Moçambique aumentaram 1,4 milhões, mais 22,9%, entre 2021 e 2022. É neste contexto que a Silvia Panguane, especialista em marketing digital considera que a Covid fez com que mais usuários se juntaram à rede.

“Nós já vivemos a era digital. O futuro é hoje. A Covid obrigou toda a gente a reinventar-se. Tivermos que readaptar-se para uma realidade que não estávamos à espera, mas que no final do dia correu tudo bem porque estávamos todos conectados. Por isso não é possível hoje em dia falar de internet, sociedade, sem falar desta evolução tecnológica que nós vivemos que tem como base a internet".

Apesar do apelo e importância global, muita gente ainda está fora das redes. Segundo a ONU, através de um relatório publicado em 2021, mais de um terço da população mundial não tinha acesso à internet, equivalente a 2,9 bilhões de pessoas. Entre elas, 96% vivem em países em desenvolvimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.