Dia Mundial da Meteorologia: ONU anuncia sistemas de alerta precoce
Um terço da população mundial ainda não tem cobertura de mecanismos de aviso prévio
Foto: Acnur/Fauzan Ijazah
Em alusão ao Dia Mundial da Meteorologia, celebrado nesta quarta-feira (23), as Nações Unidas informaram que vão liderar novas ações para garantir a proteção dos habitantes do planeta por sistemas de alerta precoce nos próximos cinco anos. Neste ano, o lema da data é “Alerta Antecipado e Ação Antecipada” e ressalta a importância da iniciativa para a redução do risco de desastres.
Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou os danos causados pela humanidade como reflexo das perturbações climáticas que afetam todas as regiões. Segundo ele, metade da humanidade já está na zona de perigo. A previsão é que o aumento do aquecimento global agrave ainda mais a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos.
Por isso, Guterres pede a limitação do aumento da temperatura global a 1,5oC. Esse nível exige uma redução de 45% nas emissões globais até 2030 para atingir a neutralidade de carbono em meados do século. Guterres destacou, ainda, que um terço da população mundial, principalmente nos países menos desenvolvidos, ainda não tem cobertura de sistemas de alerta precoce.Na África, a proporção chega a 60% das pessoas.