• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dia Nacional da Saúde: Embasa se une à UFBA em estudo sobre a redução do risco de leptospirose
Brasil

Dia Nacional da Saúde: Embasa se une à UFBA em estudo sobre a redução do risco de leptospirose

Pesquisa seguirá até 2025

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Dia Nacional da Saúde: Embasa se une à UFBA em estudo sobre a redução do risco de leptospirose

Foto: Divulgação

Na rua Direta de Pituaçu, bairro de Sussuarana, imóveis beneficiados com a obra de esgotamento sanitário pela Embasa estão sendo estudados por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). O projeto “Intervenções Sanitárias e Prevenção da Leptospirose Urbana” avalia como o acesso a esse serviço diminui o risco de contrair leptospirose, alinhando-se aos princípios de prevenção à saúde celebrados no Dia Nacional da Saúde, nesta segunda-feira (5).

“Sabemos que o esgotamento sanitário reduz o risco de contrair várias doenças. Com os dados da pesquisa, teremos uma avaliação mais objetiva das condições de saúde das comunidades, principalmente aquelas situadas próximas a corpos hídricos. Além disso, estaremos também contribuindo com o atendimento das políticas públicas do Estado da Bahia e com o Marco Legal do Saneamento, preservando o meio ambiente”, afirma Leonardo Góes, presidente da Embasa.

Com a expansão da rede em Sussuarana, duas nascentes foram protegidas, resultando na presença de peixes. Uma ação semelhante está em andamento em Santo Inácio, Salvador, onde foram investidos R$ 462 mil na implantação de 713 metros de rede coletora de esgoto, beneficiando 63 imóveis.

Pesquisa

A Embasa, em parceria com o ISC/UFBA, escolhe a localidade para a obra de esgotamento. Pesquisadores e engenheiros realizam reuniões com moradores e visitas de campo para entender como a intervenção reduz o contato humano com esgoto e a carga de patógenos ambientais. A cada seis meses, amostras biológicas e ambientais são coletadas. A pesquisa, coordenada pelos professores Cleber Cremonese e Federico Costa, seguirá até 2025.

Leptospirose

A leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada pela bactéria do gênero Leptospira, transmitida por roedores, suínos, caninos, bovinos e outros animais. O contágio ocorre pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada.

Os sintomas variam de assintomáticos a febre alta, mal-estar, dor muscular, dores de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário