Embaixada brasileira deve cuidar de interesses argentinos e peruanos em Caracas
Acordo entre Brasil e Venezuela foi firmado
Foto: Daina Mondino / X
Os governos do Brasil e da Venezuela anunciaram nesta segunda-feira (5) que chegaram a um acordo para que o Brasil assuma a custódia das embaixadas da Argentina e do Peru em Caracas. A partir desta data, a Embaixada do Brasil em Caracas representará os interesses e cidadãos argentinos e peruanos no território venezuelano.
De acordo com o comunicado do Itamaraty, o acordo inclui a custódia dos locais das missões diplomáticas, seus bens e arquivos. A medida está prevista na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 e na Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963.
Na semana passada, o Brasil já havia iniciada a custódia das embaixadas após pedido de Argentina e Peru. A bandeira brasileira foi hasteada na representação argentina no quara-feira anterior.
O acordo foi necessário após o governo de Nicolás Maduro expulsar os corpos diplomáticos de Argentina e Peru, que não reconheceram sua vitória na recente eleição presidencial. A autoridade eleitoral venezuelana declarou Maduro reeleito, mas não apresentou as atas que deveriam comprovar a derrota do oposicionista Edmundo González.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também não reconheceu a vitória de Maduro, mas não considerou González como vencedor. O governo brasileiro está mediando uma solução junto com México e Colômbia. Lula defendeu a apresentação das atas e afirmou acreditar que não houve irregularidades significativas na eleição venezuelana.
Além disso, Lula conversou com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a situação na Venezuela. Segundo o Palácio do Planalto, Lula reiterou o compromisso com uma solução pacífica que respeite a soberania do povo venezuelano.