Dia Nacional do Doador de Órgãos é celebrado na sexta-feira (27); saiba como doar
Bahia tem mais de três mil pessoas na fila de espera
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Celebrado na sexta-feira (27), o Dia Nacional da Doação de Órgãos ressalta a importância do gesto responsável por salvar a vida de milhares de pessoas.
Em 2023, o Brasil registrou o maior número de transplantes em um intervalo de 10 anos, com 6.766 doações em nove meses, conforme dados do Ministério da Saúde. Com 4.514 cirurgias realizadas, o rim é o órgão mais transplantado em 66,72% dos procedimentos. Em segundo e terceiro lugar, aparece o fígado (1.777) e o coração (323), respectivamente.
A taxa média de espera no país é de 18 meses, mas esse tempo pode variar de acordo com o tipo de transplante, estado de saúde do paciente e volume de doadores. Neste ano 4,7 mil transplantes foram realizados e a fila já passa de 43 mil pessoas.
Na Bahia, no primeiro semestre de 2024, foram realizadas 499 doações, o que representa um aumento de 24% quando comparado com as 401 captações realizadas no primeiro semestre de 2023. Os dados foram atualizados em julho pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
A busca por um órgão também aumentou no estado. Ainda segundo a pasta, entre os meses de janeiro e agosto deste ano 3.555 pacientes entraram na lista de espera. No ano passado foram 2.979.
Existem duas formas de se declarar doador: a carteira de identidade e a autorização eletrônica para doação de órgãos. As declarações incluem a pessoa no cadastro de doadores e, com isso, a equipe médica consegue saber que se trata de um doador e conversar com a família.
A doação pode ser feita ainda em vida, de órgãos duplos, parte do fígado ou medula óssea. Já entre as doações de cadáveres, os mais procurados são coração e intestino. Confira abaixo quais órgãos podem ser doados:
- Coração
- Fígado (pode ser doado em vida)
- Intestino
- Pâncreas
- Pulmão
- Rim (pode ser doado em vida)
- Córnea (tecido)
- Multivisceral (estômago, intestino e outros órgãos são retirados em um único bloco)
- Medula* (*só pode ser doada em vida; procedimento é de baixo risco)