Brasil

Diácono, policial e professor estão entre os presos por pedofilia

Ação cumpre 144 mandados de busca em 24 estados

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Diácono, policial e professor estão entre os presos por pedofilia

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (25), uma operação nacional contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantil. A ação resultou no cumprimento de 144 mandados de busca e apreensão em 24 estados brasileiros, com 60 pessoas presas e uma vítima resgatada em Santa Catarina.

Os envolvidos são acusados de produzir, armazenar e vender imagens de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre os presos está um sargento da Força Aérea Brasileira (FAB em Brasília, cujo nome não foi divulgado. Em seu computador, foram encontrados 5 mil arquivos contendo material de abuso. A Aeronáutica, em nota, repudiou o envolvimento, afirmando que o comportamento não representa os valores da instituição. No Distrito Federal, também foram detidos um fotógrafo de 59 anos, que armazenava 20 mil arquivos, e um técnico de informática de 39 anos, com 300 arquivos.

'Grooming' e modus operandi
A operação revelou o uso crescente de uma prática conhecida como "grooming", em que abusadores aliciam crianças pela internet utilizando perfis falsos para ganhar a confiança das vítimas. Conforme a delegada Rafaella Parca, da Polícia Federal, os criminosos se aproximam de crianças e adolescentes com promessas e sorteios, levando-as a enviar imagens íntimas, que posteriormente são usadas para extorsão.

O método envolvia a criação de perfis falsos nas redes sociais, análise de informações pessoais das vítimas e de seus familiares, e um processo de engajamento até que as vítimas fossem convencidas a compartilhar conteúdos sensíveis. As crianças, então, eram ameaçadas para continuar produzindo o material.

A operação contou com a colaboração da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos. Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a PF já havia cumprido 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais.

Confira os locais das prisões:

SP: 9
DF: 5
SC: 5
RJ: 4
RS: 4
CE: 3
MS: 3
PA: 3
PE: 3
AL: 2
ES: 2
PR: 2
RN: 2
RO: 2
RR: 2
AC: 1
AP: 1
BA: 1
GO: 1
MA: 1
MG: 1
MT: 1
PI: 1
SE: 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário