DiALAB Festival: evento promove inclusão da negritude no audiovisual e reúne talentos negros do mundo inteiro em Salvador
O evento irá até o dia 14 de dezembro e conta com workshops, mostras de cinema e show de Melly; confira a programação
Foto: Farol da Bahia
A DiALAB Festival está reunindo talentos negros, profissionais e amantes do audiovisual de diversas partes do mundo até o dia 14 de dezembro, em Salvador, com intuito de promover a capital baiana como centro de convergência da diáspora negra na América Latina.
Focada no desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual desde 2018, a DiALAB é uma plataforma internacional que trabalha com vários estados do Brasil e países da América Latina, Europa e África.
O fundador Emerson Dindo, contou ao Farol da Bahia que a criação foi motivada pelo interesse de ofertar para a comunidade negra cursos, workshops, experiências e ferramentas que ajudassem a desenvolver a carreira profissional.
“Se somos um país com mais de 60% da população formada por pessoas negras, mais do que justo e necessário, que essa indústria também refletisse o que a sociedade, de maneira geral, também representa”, explicou Emerson.
Salvador como centro de convergência da diáspora negra na América Latina
A DiALAB Festival 2024 celebra a capital baiana como centro de convergência da diáspora negra na América Latina, reconhecendo Salvador como importante território criativo, assim como uma oportunidade de desenvolver negócios para a indústria audiovisual.
Anualmente, a DiALAB abre uma chamada internacional para que profissionais de qualquer continente possam enviar o projeto audiovisual para uma seleção. “Uma vez que são selecionadas, elas vêm aqui pra Salvador e recebem todo um suporte por equipes formadas por especialistas experientes”
“Nesse momento, aqui em Salvador, temos aproximadamente 13 projetos vindos de nove países diferentes. Eu estou falando de África do Sul, México, Honduras, Colômbia, Venezuela, Portugal, Brasil, Panamá; a lista é muito grande, e a gente tá muito feliz com essa edição terem tantas pessoas bacanas de diversas partes do mundo pra cá”, completou.
Emerson afirma que nasceu com um sonho muito grande de renovar a indústria, com isso, a DiALAB realiza diversas atividades ao longo do ano, incluindo o festival que acontece no mês de dezembro e um projeto chamado “Missão Mercado”.
“Na ‘Missão Mercado’ a gente convida criativos e executivos negros de outros países para conhecer a cidade de Salvador sob dois aspectos: cultural e negocial. Já fizemos duas edições com esse projeto recebendo pessoas da França, Senegal, da Inglaterra, Nigéria, e nessa vinda pra cá já temos alguns contratos assinados de co-produção ”, explicou Emerson.
“É muito bonito ver essas histórias emocionando pessoas, impactando corações e transformando a dinâmica da cidade de Salvador”, completou.
Foto: Farol da Bahia
O produtor cultural e cineasta, Tom Pinheiro, reforça que eventos como a DiALAB são fundamentais para conectar pessoas negras com o resto do mundo, além de ajudar a potencializar os projetos dos artistas que vêm à Salvador através das palestras e eventos de formação oferecidos pela plataforma.
“Acho que eventos como esse faz com que a gente, cada vez mais, tenha um avanço na produção de audiovisual negro. A DiALAB tem uma importância fundamental para o crescimento dessas produções, para as conexões a nível nacional e internacional, e pra o conhecimento e reconhecimento dos talentos”, afirmou.
“Eu dou muitos parabéns a organização, ao seu Dindo, Leandro, por tocarem esse projeto de suma importância para as pessoas negras de Salvador e no Brasil como um todo”, completou Tom.
Foto: Farol da Bahia
Confira a programação do festival
Até esta sexta-feira (13), você pode participar de uma imersão cinematográfica que atravessa fronteiras nacionais e internacionais no Cine Glauber Rocha, iniciando às 19h30 e de forma gratuita. Essa atividade é uma oportunidade de se conectar com histórias impactantes, narrativas inovadoras e culturas que dialogam entre si, mostrando a força e diversidade da diáspora em suas variadas formas.
No dia 12 terá o “Filme Sugar Island”, e no dia 13 terá “O dia em que te conheci”, com André Novais. Garanta AQUI o seu ingresso.
Para a cerimônia de encerramento, às 21h30 terá o show de Melly e DJ Set Pivoman, que prometem agitar o Palco Session, do Wish Hotel da Bahia, com muito swing e poesia. Será uma noite de celebração, alegria e muita música para fechar com chave de ouro a DiALAB Festival 2024.
O Ingresso está no valor de R$30, e você pode garantir o seu na plataforma do Sympla. Compre AQUI. O show começará após a Premiação dos Projetos.
Veja mais: