Diante da falta de insumos, imunização contra febre aftosa é prorrogada até 30 de junho na Bahia
Agência teve autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a adotar a medida
Foto: Reprodução
A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em toda Bahia foi prorrogada até o dia 30 de junho. A informação foi divulgada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A agência foi permitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a adotar a medida após pedir a extensão do prazo, em decorrência do desabastecimento do imunizante, em diferentes regiões, logo na segunda semana da I Etapa de Vacinação de 2021, dedicada a bovinos e bubalinos de todas as idades.
De acordo com informado pelo diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, apesar dos efeitos da pandemia e do fechamento temporária de algumas cidades, o que instigou a prorrogação foi a ausência de vacinas.
Porém, segundo o diretor, o quantitativo de 1,7 milhão de doses deve chegar logo em breve para abastecer as revendas e atender a meta, que é de imunizar aproximadamente 11 milhões de animais. De acordo com Spínola, a chegada de novos imunizantes deverá conter a especulação comercial relacionado ao preço final do produto, em decorrência da insuficiência de vacina no mercado.
A vacinação contra a febre aftosa no estado, anteriormente prevista para acontecer entre 1º e 31 de maio, tem superado as expectativas da coordenação da campanha, incluindo com a efetivação da declaração pelo produtor.
Diante da prorrogação da vacina, o produtor terá até o dia 15 de julho para entregar a declaração nos escritórios da Adab, lojas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou então por meio do site da agência.