Dica de especialistas: como evitar desconfortos digestivos durante a ceia de natal
Uma das dicas é manter-se hidratado

Foto: Pexels
Durante as festividades de Natal, a tradicional ceia farta é uma prática comum, mas para muitos, isso pode resultar em desconfortos digestivos. O nutricionista Antonio Lancha Jr. destaca que a sensação de mal-estar é frequentemente associada à ingestão de alimentos pouco antes do horário de dormir.
"Durante o Natal, as refeições tendem a ocorrer em horários mais tardios do que o habitual. Essas refeições noturnas são mais densas nutricionalmente, com maior teor energético e proporção significativa de gorduras. Isso dificulta a digestão", explica ele. "Portanto, é importante fazer a ceia e, se possível, retardar o início do sono para que a digestão não interfira no período de descanso."
Rogério Alves, gastro-hepatologista da BP — Beneficência Portuguesa de São Paulo —, ressalta que, embora não seja errado dormir após a refeição, as sensações de desconforto podem ser agravadas para pessoas com refluxo gastroesofágico.
Para minimizar esses desconfortos, pessoas diagnosticadas com refluxo devem tentar retardar o sono ou antecipar a ceia. Já para aqueles sem o diagnóstico, mas com sintomas de refluxo, manter-se em pé pode ajudar, na medida do possível.
Lancha Jr. também destaca a importância da hidratação para evitar desconfortos pós-refeição. "O consumo de bebidas alcoólicas e o teor de sal nos alimentos podem gerar uma necessidade maior de hidratação pela manhã. Assim, é fundamental ingerir água de forma regular, com um copo de 200 ml a cada hora, mantendo essa consistência", orienta.


