Relatório da OMS aponta que Brasil lidera casos de dengue globalmente

Do total de casos no país, 1.474 são de dengue grave

Por Da Redação
Às

Relatório da OMS aponta que Brasil lidera casos de dengue globalmente

Foto: Divulgação / Fiocruz

Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que o Brasil lidera globalmente os casos de dengue em 2023, com 2,9 milhões de registros, representando mais da metade dos casos mundiais. A crise climática é apontada como fator relevante, elevando as temperaturas e possibilitando a sobrevivência do mosquito Aedes aegypti em novos ambientes.

Do total de casos no país, 1.474 são de dengue grave, correspondendo a 0,05% do total. O Brasil fica em segundo lugar na região com mais casos graves, atrás apenas da Colômbia. No mundo, mais de 5 milhões de infecções por dengue foram relatadas, resultando em 5 mil mortes.

A incidência de casos está concentrada principalmente nas Américas, com o Brasil liderando seguido por Peru e México. Outros países, como França, Itália e Espanha, também reportaram casos de transmissão, indicando a propagação interna da doença, não proveniente do exterior.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, atrás dos olhos, mal-estar, perda de apetite, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele. O Ministério da Saúde recomenda a eliminação de criadouros do mosquito e medidas de proteção contra picadas, especialmente em áreas de transmissão, pois o Aedes aegypti é mais ativo durante o dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário