Diretora da Condecon afirma que mais de 3 mil estabelecimentos foram vistoriados
Houve uma baixa de 20% nas notificações e autuações, em relação a 2019
Foto: Gilberto Júnior/ Farol da Bahia
A diretora da Condecon, Roberta Caires, afirmou, em entrevista concedida na sala de imprensa do Carnaval, que a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou mais de três mil estabelecimentos durante o período do Carnaval.
De acordo com Caires, nesse mesmo período em relação a 2019, houve uma baixa de 20% nas notificações e autuações, embora tenha havido um crescimento de 15% no número de estabelecimentos vistoriados.
"Tivemos uma grata surpresa, como fruto de um trabalho que a gente vem fazendo a um ano, que é um trabalho de conscientização e informação, tanto para o fornecedor, como para o consumidor", afirmou.
Ainda segundo a diretora, as maiores infrações são em relação ao mal condicionamento de alimentos, falta de etiqueta com a validade dos produtos, além da falta do exemplar do Código de Defesa do Consumidor aparente.
"Aproveitamos para fazer um trabalho educativo, doando [o exemplar] para estes estabelecimentos, porque a Condecon tem como lema que a relação de consumo não pode ser um ringue. Tem que ser um 'ganha ganha'", concluiu.