Diretora da Organização Pan-americana de Saúde classifica o Brasil como "preocupante" por causa da Covid-19
O Brasil registra 1.319 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Reprodução
A diretora da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne falou sobre a situação de alguns países durante o período de pandemia do novo coronavírus e classificou o Brasil como "preocupante". Segundo ela, essa característica seria pelo esgotamento da capacidade de atendimento, a insuficiência de estruturas e as filas para leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
“As hospitalizações estão aumentando na maior parte da região. A situação do Brasil é particularmente preocupante. Em Manaus há crescimento dos casos. A cidade foi severamente impactada nas últimas semanas”, disse ela ao lembrar do colapso na saúde que a capital Amazonense enfrenta, como o desabastecimento de oxigênio no início do mês.
Ela também citou o México, que segundo ela, vem apresentado crescimento neste momento pandêmico. “O México está reportando aumento. Algumas regiões triplicando sobre as últimas semanas. Em alguns estados dos Estados Unidos e áreas do Canadá há esgotamento da capacidade [de atendimento]. No Caribe países estão vendo aumento das infecções”, comentou.
Já na Argentina e no Uruguai o movimento é de desaceleração. Etienne destacou a necessidade de manter as medidas de prevenção para fazer as curvas de casos e mortes caírem.
O Brasil registra 1.319 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 220.237 óbitos desde o começo da pandemia, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h da última quarta-feira (27).