Do Sul para o Brasil: tradicionais galeterias chegam às principais cidades do país
As galeterias, forte traço da culinária italiana, vem espalhando por todo o Brasil
Foto: Divulgação
O Brasil é um país multicultural, o que o torna um grande centro de costumes e tradições em muitos sentidos, principalmente na gastronomia. Uma das culturas com fortes raízes é a italiana, com presença marcante no Sul do país devido a colonização europeia.
Com a chegada ao Brasil, os imigrantes italianos trouxeram suas heranças gastronômicas e a culinária tornou-se uma de suas marcas registradas e, saborosamente, começou a ser incorporada ao gosto dos brasileiros.
Ainda no Sul do país, a colonização italiana foi registrando e adaptando seus costumes e tradições alimentares, e assim, o galeto tornou-se uma iguaria muito apreciada em terras gaúchas. Ainda dentro deste cardápio, a receita do Galeto al Primo Canto foi aprimorada e fixou-se um dos pratos mais tradicionais na região da serra.
Hoje, a apreciação desse prato não está limitada ao Rio Grande do Sul, a expansão da tradição do Galeto e seus principais acompanhamentos já chegou a São Paulo para difundir a culinária típica italiana da Serra Gaúcha.
Por ser conhecida como uma metrópole gastronômica, a capital paulistana abre suas portas para as galeterias. Restaurantes especializados no preparo do galeto, como o Galeto Di Paolo, se tornaram queridinhos dos paulistanos e estão cada vez mais populares.