Documentário exibe pinturas rupestres no Paredão dos Tapuias
Projeto apresenta projetos sobre patrimônios arqueológicos e espeleológicos no Barro Alto e Ibipeba
Foto: Reprodução/Researchgate/Gemicrê Nascimento
O documentário “Pinturas Rupestres no Paredão dos Tapuias - Evidências de movimentos étnicos pré-coloniais no Bioma da Caatinga, Sertão da Bahia” será lançado nesta segunda-feira (14). O projeto de vídeo apresenta informações acerca dos patrimônios arqueológicos e espeleológicos (referentes a cavernas, grutas, lapas, tocas e brejões), que estão nos territórios dos municípios de Barro Alto e Ibipeba. O objetivo é preservar e divulgar a cultura local.
Barro Alto e Ibipeba integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, onde predomina o Bioma da Caatinga. A região possui um patrimônio cultural material composto pelo patrimônio arqueológico e paisagístico. Os sítios arqueológicos refletem um conjunto de símbolos das civilizações antigas que habitaram determinadas regiões há milhares de anos.
Em Irecê, uma parte desses sítios arqueológicos estão nas vertentes dos vales e cânions profundos do rio que corta a região, a Vereda Romão Gramacho, afluente do Vale do Rio Jacaré.
O vídeo documentário será lançado no canal do YouTube "Pinturas Rupestres Tapuias". Para mais informações, o público também poderá acessar o Instagram do projeto @pinturasrupestresba.
Com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, a produção poderá ser utilizada, posteriormente, como material didático do campo da Pré-História e da etnografia indígena, uma vez que a denominação “tapuia”, presente nas localidades das pinturas, se refere aos indígenas “bravios” dos sertões, ainda pouco estudados.
SERVIÇO
Vídeo documentário: “Pinturas Rupestres no Paredão dos Tapuias - Evidências de movimentos étnicos pré-coloniais no Bioma da Caatinga, Sertão da Bahia”
Quando: 14 de março, às 19h
Onde: Canal do YouTube Pinturas Rupestres Tapuias, Instagram @pinturasrupestresba, Facebook Pinturas Rupestres Tapuias