• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Fotolivro digital que trata da tradição cultural da Comunidade do Tinga será lançado na quarta (16)
Cultura

Fotolivro digital que trata da tradição cultural da Comunidade do Tinga será lançado na quarta (16)

O projeto visa reconhecer a tradição cultural remanescente de quilombo-aldeia do Povo do Tinga

Por Da Redação
Ás

Fotolivro digital que trata da tradição cultural da Comunidade do Tinga será lançado na quarta (16)

Foto: Reprodução/Instagram

O Governo do Estado da Bahia informou que realizará o lançamento do fotolivro digital “Mãedioca – é da roça que tudo dá”, na próxima quarta-feira (16), às 19h19, através do Instagram (@comunidadedotinga). 

De acordo com o governo, a proposta é sobre uma iniciativa fotográfica e audiovisual que trata de elementos da tradição cultural da Comunidade Tradicional do Tinga, reconhecendo nos saberes e fazeres em torno do cultivo da mandioca fractais dos elementos constituintes do seu Patrimônio Cultural. Além disso, o projeto visa reconhecer, valorizar, documentar e difundir a tradição cultural remanescente de quilombo-aldeia do Povo do Tinga.

O projeto tem apoio financeiro do Estado através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Na rede social do projeto, será possível também conferir as narrativas orais de membros da comunidade sobre a cultura em torno do cultivo da mandioca e a história desse território remanescente de quilombo-aldeia.

A Comunidade fica situada no município de Maiquinique-BA, no Território de Identidade Médio Sudoeste Baiano, que foi marcado pelo genocídio dos povos indígenas Pataxó, Kamakã e Mongoiós e a consequente expansão e consolidação da monocultura do gado.

Baseados na Agricultura Familiar, a Comunidade do Tinga produz uma variedade de hortaliças, legumes e verduras, sendo a farinha de mandioca a sua principal fonte de trabalho e renda. De acordo com dados da prefeitura, a comunidade abastece cerca de 70% da feira local com alimentos de qualidade orgânica e nutricional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário