Dois casos de nova variante do coronavírus são confirmados em São Paulo

Um dos casos confirmados é de uma mulher de 25 anos, residente de São Paulo, que teve contato com viajantes que passaram pelo Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Dois casos de nova variante do coronavírus são confirmados em São Paulo

Foto: Reprodução/ Getty Images

A Secretaria da Saúde de São Paulo, através do laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, confirmou nesta segunda-feira (4) os dois primeiros casos no estado, da nova variante do coronavírus identificada inicialmente no Reino Unido. O Laboratório é vinculado à pasta estadual.

Um dos casos confirmados é de uma mulher de 25 anos, residente de São Paulo, que teve contato com viajantes que passaram pelo Reino Unido. Ela começou a apresentar sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, tosse, mal estar e perda de paladar no dia 20 de dezembro, e realizou o teste do tipo PCR em 22 de dezembro.

O outro paciente é um homem de 34 anos, que a secretaria informou que ainda investiga o histórico do caso, os sintomas e seu local de moradia.

As duas contaminações são da linhagem B.1.1.7 do vírus, variante que já foi registrada em pelo menos outros 17 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa.

No Reino Unido, ela já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Nesta segunda-feira (4), o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que os outros dois dos quatro casos suspeitos de contaminação pela nova cepa do coronavírus foram descartados.

Segundo Gorinchteyn, os casos descartados são de pacientes internados em hospitais privados do estado e que estiveram no Reino Unido. “Eram casos que seguiram uma questão de positividade, tinham sintomas respiratórios, vieram do Reino Unido, tiveram a sua positividade efetivada através do [teste[ RT-PCR, mas pela história de viagem, especialmente ao Reino Unido, onde existe uma grande circulação desse vírus mutante, foi imediatamente sequenciado esse material desse vírus identificado e felizmente descartado”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário