• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Dois deputados são eleitos e composição da Assembleia Legislativa da Bahia mudará em 2025

Dois deputados são eleitos e composição da Assembleia Legislativa da Bahia mudará em 2025

Ao todo, cinco parlamentares baianos participaram das eleições municipais deste ano

Por Ane Catarine Lima
Ás

Dois deputados são eleitos e composição da Assembleia Legislativa da Bahia mudará em 2025

Foto: Divulgação/ALBA

As eleições municipais vão mudar a composição da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a partir de 2025. Os deputados estaduais Eures Ribeiro (PSD) e Pablo Roberto (PSDB) foram eleitos, respectivamente, prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-prefeito de Feira de Santana, abrindo espaço para suplentes no parlamento baiano.

No caso de Eures, a suplente é a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD). Entretanto, há expectativa de que ela permaneça no governo e não assuma a vaga na Casa Legislativa.

Caso isso se confirme, a cadeira será ocupada pelo segundo suplente, Marcone Amaral (PSD), ex-prefeito de Itajuípe e atual presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

No caso do vice-prefeito eleito de Feira de Santana, quem deve assumir a vaga na ALBA é o ex-deputado estadual Paulo Câmara (PSDB). O economista, de 51 anos, já atuou na Assembleia entre 2019 e 2023, e tentou a reeleição em 2022, mas não foi eleito.

Ao todo, cinco deputados estaduais participaram das eleições municipais deste ano. A deputada Cláudia Oliveira (PSD), ex-prefeita de Porto Seguro, no extremo sul do estado, perdeu para o atual prefeito Jânio Natal (PL), que foi reeleito com 53,94% dos votos.

O deputado Pancadinha (SD) concorria à prefeitura de Itabuna, mas foi derrotado pelo atual prefeito Augusto Castro (PSD), reeleito com 58,95%. Já Raimundinho da JR (PL) disputou a prefeitura de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mas perdeu para Alberto Castro (PSDB), que obteve 57,16% dos votos.

Resultado dos eleitos 

Pablo Roberto integrou a chapa do prefeito eleito Zé Ronaldo (União) em Feira de Santana, localizada a 100 km de Salvador. A dupla venceu o deputado federal Zé Neto (PT) e o cantor Sandro Narizeu (Podemos) no primeiro turno, com 50,32% dos votos válidos.

Em relação a Eures, ele derrotou o atual prefeito Fábio Nunes (PT) e vai para o quarto mandato como chefe do Executivo de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Eures já comandou o município entre 2004 e 2008 e novamente entre 2012 e 2016, sendo reeleito e permanecendo no cargo até 2020. Neste ano, venceu o pleito com 55,17% dos votos válidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário