Dois foguetes atingem região de missões estrangeiras no Iraque
Ainda não há registro de feridos e mortos
Foto: Reprodução | Reuters
Segundo um comunicado do comando militar do Iraque, dois foguetes cairam nesta quarta-feira (8), na região da Zona Verde do país. A região abriga prédios governamentais e missões estrangeiras.
De acordo com a agência Reuters, um dos explosivos caiu próximo a embaixada dos Estados Unidos. Ainda não há registro de feridos e mortos. Informações sobre os disparos dos explosivos também não foram divulgadas.
Desde terça-feira (7), o Iraque tem sido alvo de ataques do Irã. Duas bases iraquianas, que também abrigam tropas dos Estados Unidos (EUA), foram atingidas por 22 mísseis. O ataque foi confirmado pelo Pentágono. O Irã chegou a assumir a responsabilidade e ameaçou realizar ataques dentro dos Estados Unidos caso o país revidasse os bombardeios.
A ação do Irã foi motivada em vingança pela morte do general Qassem Soleimani, morto na última quinta-feira (2), após um ataque aéreo dos EUA no país.
Tensão no Iraque entre EUA e Irã
As mortes ocorrem em meio a uma escalada de tensão no Iraque que ameaça transformar o país em um campo de batalha entre forças apoiadas por Estados Unidos e Irã no Oriente Médio. Desde o fim de outubro, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques, e na semana passada um funcionário dos EUA morreu em um bombardeio com foguetes.
A crise subiu de patamar na terça (31), quando milicianos iraquianos invadiram a embaixada americana em Bagdá. Trump acusou o Irã de estar por trás e prometeu retaliação.
A invasão da embaixada foi uma resposta a um ataque americano na fronteira com a Síria que matou 25 combatentes das Forças de Mobilização Popular do Iraque no domingo (29).