Papa Francisco brinca com fiel 'não me morda’ em troca de um beijo
Pontífice foi alvo de críticas por demonstrar falta de paciência com fiéis
Foto: Reprodução / Vatican Media/Handout via Reuters
O Papa Francisco brincou nesta quarta-feira (8), com uma religiosa no Vaticano que lhe pediu um beijo. “Eu lhe dou um beijo, mas fique calma. Não me morda”, disse o pontífice, que foi alvo de críticas na semana passada por ter afastado uma fiel que insistia em segurar a sua mão.
Nesta quarta-feira, durante a audiência geral semanal do líder da Igreja Católica, a religiosa, entusiasmada, gritou “Viva o papa”. Francisco então se dirigiu a ela e beijou a sua bochecha, antes de fazer o comentário recheado de humor, que provocou risos e aplausos.
Esta foi a primeira vez que o papa argentino encarou a multidão desde que, em 31 de dezembro, foi filmado afastando de uma maneira rude uma asiática que não soltava o seu braço na praça São Pedro, e ainda deu dois tapas na mão dela. O pontífice demonstrou ter sentido dor e se retirou visivelmente irritado.
O vídeo gerou uma série de críticas, debates e memes na internet, sobre até que ponto vai a paciência papal. No dia seguinte, Francisco – que comemorou 83 anos em dezembro – pediu desculpas por ter “perdido a paciência”. No mesmo dia, ele condenou a violência contra as mulheres.