Dois soldados norte-coreanos foram capturados em solo russo, afirma presidente da Ucrânia
Soldados estão recebendo os tratamentos necessários
Foto: Reprodução/Facebook
A Ucrânia capturou dois soldados da Coreia do Norte na região de Kursk, cidade da Rússia. É o que afirmou o presidente Volodymyr Zelensky neste sábado (11).
Em publicação no X, Zelensky disse que os norte-coreanos foram levados para Kiev e estão se comunicando com a agência de inteligência do país. O presidente também citou que os jornalistas terão acesso aos capturados e "assim como todos os prisioneiros de guerra, esses dois soldados norte-coreanos estão recebendo a assistência médica necessária".
Com isso, o Serviço de Segurança da Ucrânia chamou a captura dos soldados de uma "evidência irrefutável da participação da Coreia do Norte na guerra da Rússia contra nosso país".
Esta é a primeira vez que a Ucrânia anuncia a captura de soldados norte-coreanos vivos desde o final de 2024, quando eles entraram na guerra.
O país diz que pelo menos 12 mil tropas norte-coreanas entraram na guerra em outubro, após treinamento com a Rússia. E agora, os soldados estão lutando em Kursk, região onde ocorreu uma contra-ofensiva ucraniana em agosto.