DPU solicita ao STF medidas para cumprimento da 'revisão da vida toda' no INSS

Mecanismo pode mudar os valores dos benefícios de milhares de aposentados

Por Da Redação
Ás

DPU solicita ao STF medidas para cumprimento da 'revisão da vida toda' no INSS

Foto: Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que adote medidas para assegurar o cumprimento da decisão da Corte referente à chamada "revisão da vida toda" nos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa revisão consiste em recalcular a média salarial para aposentadorias levando em consideração todas as remunerações do trabalhador, inclusive as anteriores a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado.

Na prática, o mecanismo pode mudar os valores dos benefícios de milhares de aposentados e pensionistas. No pedido enviado na segunda-feira (17), a  DPU defende a criação de um grupo de soluções para que a decisão do STF seja executada e o benefício chegue a quem tem direito.

O tema foi julgado em dezembro do ano passado no STF. A Advocacia Geral-da União (AGU) recorreu, pedindo que os ministros estabeleçam que a decisão tomada no julgamento só tenha efeitos para o futuro. A DPU, no entanto, acionou a Corte em nome de pessoas vulneráveis que já têm, em tese, direito ao procedimento. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário