• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Dra. Eliete Bouskela é eleita a 1ª mulher presidente da Academia Nacional de Medicina
Saúde

Dra. Eliete Bouskela é eleita a 1ª mulher presidente da Academia Nacional de Medicina

Em entrevista, ela fala sobre desafios, obesidade e a relação com a saúde mental

Por Da Redação
Ás

Dra. Eliete Bouskela é eleita a 1ª mulher presidente da Academia Nacional de Medicina

Foto: Reprodução/Academia Brasileira de Ciências

Na última semana, a médica e cientista Dra. Eliete Bouskela conquistou um feito histórico ao tornar-se a primeira mulher a presidir a Academia Nacional de Medicina (ANM) em seus 194 anos de existência. Especialista em obesidade, a Dra. Bouskela rompe uma barreira secular e traz sua vasta experiência para liderar a mais antiga instituição médica em funcionamento permanente do Brasil.

Em uma entrevista exclusiva para O GLOBO, a Dra. Eliete Bouskela aborda os desafios enfrentados pelas mulheres na medicina e discute sua especialização em obesidade. Com mais de 250 estudos publicados, a Dra. Bouskela destaca a evolução das doenças associadas à obesidade ao longo das décadas.

Ao abordar as mudanças nos hábitos de vida, a Dra. Bouskela ressalta como a falta de movimento e a oferta abundante de alimentos de má qualidade contribuíram para o crescimento alarmante da obesidade. Ela não apenas aborda a questão física, mas também destaca a conexão entre obesidade e solidão, uma preocupação relevante na era das redes sociais.

Questionada sobre a responsabilidade dos pais na obesidade infantil, a Dra. Bouskela enfatiza as dificuldades enfrentadas por famílias de baixa renda e explora as relações psicológicas com a comida.

A Dra. Eliete Bouskela também aborda a pressão social pela busca incessante da "boa forma" e questiona a obsessão por padrões de beleza inatingíveis, que muitas vezes resulta em frustração e recorre à alimentação como consolo.

No tocante aos tratamentos, ela discute o papel dos medicamentos e destaca que a cirurgia bariátrica, por si só, não é uma solução definitiva, exigindo reeducação alimentar e suporte psicológico.

Dra. Eliete Bouskela não apenas quebra barreiras na presidência da ANM, mas também traz uma perspectiva única para o combate à obesidade, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário