Droga que transforma pessoas em "zumbis" mata mais de 70 mil pessoas nos EUA
Fentanil foi responsável por dois terços das mortes por overdose no país
Foto: Reprodução
Os Estados Unidos estão enfrentando uma epidemia com a quantidade do uso da droga fentanil, que se mostrou a substância mais mortal do país nos últimos anos. A principal característica da droga é transformar os usuários em "zumbis". Entre março de 2022 e março de 2023, foram registradas 110 mil mortes por overdose nos EUA, sendo cerca de 72 mil relacionadas à droga.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) classifica a situação como epidemia. O fentanil surgiu para fins médicos como analgésico e anestésico, mas a medicação provoca dependência e tem sua venda restrita. Com isso, os traficantes começaram a produções o entorpecente ilegalmente, e tiraram vantagem pois a droga é mais barata de ser produzida do que outras que chega a ser 50 a 100 vezes mais potentes.
O fentanil é chamado de "droga zumbi" porque causa depressão respiratória e deixa as pessoas num estado de semiconsciência, como se fossem mortos-vivos. O problema ficou ainda mais grave com a chegada da "tranq", mistura de fentanil com xilazina, que potencializa os efeitos.
Nas redes sociais circulam diversos vídeos de pessoas tendo convulsões e se arrasta te pelo chão como se estivessem em um filme de terror, após usar a droga.
Segundo o DEA (Drug Enforcement Administration), órgão responsável pela política antidrogas dos Estados Unidos, "a xilazina está deixando o fentanil, entorpecente mais mortal que o país já enfrentou, ainda pior", ao criar o "tranq".