Durante quarentena, famosos promovem leituras de histórias online

Personalidades como Michele Obama, Miguel Falabella, Conceição Evaristo, entre outros, fazem lives contando histórias

Por Da Redação
Ás

Durante quarentena, famosos promovem leituras de histórias online

Foto: Reprodução/G1

Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, contar histórias ganhou visibilidade nas redes sociais onde, cada vez mais, abrem-se janelas metafóricas da esperança. 

É neste espaço que, em busca de preencher vazios, vemos personalidades do meio artístico, literário e até político apostando alto na transmissão de histórias ao vivo, as famosas lives.

Michelle Obama

No último dia 17, Michelle Obama leu um dos livros favoritos de suas filhas em alto e bom som numa live transmitida para mais de 400 mil pessoas numa rede social. A estreia com com “The Gruffalo“, de Julia Donaldson e Axel Scheffler foi a primeira de uma série semanal do projeto “Segundas-feiras com Michelle Obama“, em parceria com o canal PBS Kids.

“Quando criança, eu adorava ler em voz alta”, disse ela no vídeo de apresentação. “A ideia é criar uma oportunidade para as crianças praticarem a leitura. Uma pausa necessária durante a pandemia de coronavírus”.

As leituras serão transmitidas na página do PBS Kids no Facebook e no YouTube e na página do Penguin Random House no Facebook toda segunda-feira ao meio-dia, com legendas em inglês e duração de até dez minutos, cada.

Miguel Falabella

Não é de hoje que o ator narra e comenta contos em seu perfil no Instagram (@miguelfalavellareal), em posts diários, alguns vistos e ouvidos por até 90 mil pessoas. Mas de uns tempos para cá, aumentou a frequência das suas lives. Na grande maioria, ele declama trechos de livros e ou poemas, exaltando nomes como o poeta português Jorge de Sena e o pensador tcheco Franz Kafka. Deste último, Falabella narrou a história “A boneca perdida”, sobre uma boneca que queria conhecer o mundo. Fica tudo no IGTV.

Conceição Evaristo 

Um dos nomes de maior prestígio na literatura brasileira contemporânea, Conceição Evaristo vem contando histórias em seu Instagram (@conceicaoevaristoofi...) e também em lives transmitidas no perfil da Editora Malê (@editoramale). A estreia foi no último dia 21, quando a escritora leu o conto “Do lado do corpo, um coração caído”, de sua autoria, com a participação da professora Ludmilla Lis. A ideia é uma live por semana, sempre às terças-feiras às 19h.

Mel Lisboa

Diretamente de São Paulo, onde mora com os filhos e o companheiro, a atriz está fazendo lives contando histórias em seu Instagram (@mellisboa), com a hashtag #livemhistória. Acontece frequentemente às sextas-feiras às 16h. Uma que fez sucesso foi a de dois contos de Lygia Fagundes Telles: “Venha ver o pôr do sol” e “Natal na barca”. O conteúdo permanece 24 horas no stories.

LeVar Burton

O ator e escritor alemão LeVar Burton transmite uma série de leituras no Twitter (@levarburton), desde 3 de abril, sem legendas. Às segundas-feiras, ele lê para crianças; às quartas-feiras, para jovens adultos; e às sextas-feiras, para adultos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário