É a mais segura contra a covid-19, diz diretor do Butantan sobre 'Coronavac'
Segundo Dimas Covas, os prazos para disponibilização da vacina ficará a critério da Anvisa

Foto: Divulgação | Reuters
Em entrevista ao CNN Brasil, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que a vacina chinesa contra a covid-19, a 'Coronavac', produzida em parceria com o instituto, é a mais segura em comparação com todos os outros imunizadores que estão sendo testados no Brasil.
"É a vacina mais segura entre todas as que estão sendo testadas. Ela já foi testada em mais de 70 mil voluntários entre Brasil e China, sendo 15 mil só no Brasil", disse Covas.
A 'Coronavac' se tornou alvo de repercussões após o presidente Jair Bolsonaro desautorizar o Ministério da Saúde em relação a intenção de compra da vacina.
Sobre as contestações pela origem chinesa da vacina, Covas argumentou que os questionamentos não possuem fundamento já que a maioria dos insumos comercializados no Brasil possuem origem da China.
"A vacina tem o insumo que vem da China, mas hoje esses insumos compõem 80% dos medicamentos vendidos", pontuou.
Sobre possíveis atrasos e prazos para a disponibilidade da vacina no Brasil, o diretor do Butantan afirmou que a programação depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atualmente, o instituto prevê a importação de seis milhões de doses, que já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a produção local de mais 40 milhões de doses.