É autorizada prorrogação da atuação da Força Nacional na Terra Indígena Nonoai
Ministério da Justiça concede mais 90 dias para a presença da Força Nacional em apoio à Polícia Federal
Foto: Reprodução
O Ministério da Justiça e Segurança Pública concedeu a autorização para a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) estender sua atuação na Terra Indígena Nonoai, localizada no estado do Rio Grande do Sul, por mais 90 dias. Os agentes da FNSP trabalharão em apoio à Polícia Federal, visando preservar a ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).
A região da Terra Indígena Nonoai, situada no norte do Rio Grande do Sul, próxima à divisa com Santa Catarina, tem sido palco de conflitos fundiários devido a invasões e arrendamentos ilegais para o plantio de grãos. Com uma extensão territorial de aproximadamente 20 mil hectares, abrange os municípios de Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios, onde vivem as comunidades indígenas Kaingang e Guarani.
Em 2022, um contingente militar foi enviado à região e sua permanência foi requisitada pela Polícia Federal, cumprindo uma determinação da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).