É decisão: Bahia encara Internacional precisando vencer para avançar para oitavas da Libertadores
Tricolor terá que superar longo tabu para conseguir importante classificação depois de 36 anos

Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Chegou o grande dia de decisão do Bahia na Libertadores. Nesta quarta-feira (27), às 19h (de Brasília), o Tricolor visita o Internacional, no Beira-Rio em Porto Alegre, pela 6ª rodada do Grupo F, precisando vencer o time gaúcho para avançar para as oitavas de final da maior competição continental.
O Tricolor se vê em um cenário que nunca imaginou. Chegou a liderar o grupo por algumas rodadas e parecia que a classificação seria questão de tempo. Porém, duas últimas derrotas trouxeram um cenário mais temeroso.
Para conseguir voltar às oitavas de final depois de 36 anos, o Bahia terá que quebrar um longo tabu. Isso porque o time não vence o Internacional no Beira-Rio há 11 anos. A última vez foi em 2014, pela Copa Sul-Americana. Desde então, foram sete partidas, com seis derrotas e um empate.
Time deve ser o mesmo que perdeu para o Grêmio
Rogério Ceni não deve promover maiores modificações na equipe que perdeu na última rodada para o Grêmio no Brasileirão. Em má fase recente, Lucho pode ser substituído por Willian José. De resto, o time deve ser o mesmo.
A provável escalação do Bahia para a partida deve ser a seguinte:
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Erick Pulga e Luciano Rodríguez (Willian José).
Internacional não perde no Beira-Rio pela Libertadores há quase dois anos
A montanha que o Bahia vai ter que subir definitivamente é muito íngreme. Além do tabu de não vencer o Inter há 14 anos, o Colorado sustenta a marca de não ser derrotado em casa pela Libertadores há quase dois anos. A última derrota foi em 2023, quando a equipe gaúcha foi derrotada pelo Fluminense, de virada, por 2 a 1, pelas semifinais do torneio. O Tricolor acabou se sagrando campeão ao vencer o Boca Juniors por 2 a 1, na grande decisão.
Além de contar com o fator casa à favor, o Internacional também a vantagem de ter na equipe uma dos artilheiros da Libertadores e camisa 10 da equipe, Alan Patrick, que foi preservado no duelo diante do Sport, no último fim de semana, pelo Brasileirão.
A provável escalação do Internacional para a partida deve ser a seguinte:
Anthoni; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique, Gustavo Prado, Alan Patrick e Wesley; Borré.
Apenas o triunfo interessa para o Bahia no jogo de logo mais. Se empatar ou perder, dá adeus de forma precoce a competição.