É Fake que Detroit, nos EUA, fez recontagem de votos e registrou voto de um eleitor nascido em 1823
Informação falsa circula nas redes sociais para indicar uma possível fraude nos votos eleitorais
Foto: Divulgação
É falsa a informação de que a cidade Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos, fez a recontagem de votos referente às eleições presidenciais de 2020 e fez o registro de voto de um eleitor nascido em 1823, que teria 197. A notícia circula nas redes sociais em forma de denúncia para indicar uma possível fraude na contagem de votos no país.
Na imagem, aparece um print de uma tela de TV ligada na Fox e que indica: "4.788 registros duplicados, cadastro de 32.519 eleitores a mais do que os aptos a votar, 2.503 eleitores mortos e um eleitor nascido em 1823". Sobre a tela, aparece a inscrição em português: "Isso foi só a recontagem parcial em Detroit". A informação falsa foi apurada pela "Fato ou Fake", do G1.
A imagem foi esclarecida pela Fox Detroit, que afirmou que a foto é de 2019 e não há nenhuma relação com a apuração dos votos na eleição presidencial de 2020. Além disso, a imagem faz parte de um processo contra funcionários eleitorais de Detroit, que foi aberto após serem identificadas irregularidades nos registros e dificuldade em manter as listas eleitorais precisas e atuais.
O gráfico, portanto, detalhava números presentes na ação judicial. O processo foi aberto em dezembro de 2019, mas finalizado em junho de 2020, cinco meses antes da atual eleição americana, quando os funcionários eleitorais corrigiram os erros.