‘É lamentável’, diz Alan Sanches sobre cancelamento da Fenagro
Feira Nacional da Agropecuária foi cancelada na terça (24)
Foto: Farol da Bahia
Líder da oposição, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) criticou, nesta quarta-feira (25), o cancelamento da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Segundo ele, a decisão mostra uma “falta de sensibilidade e interesse do Governo do Estado com diversos setores”. A declaração foi dada ao Farol da Bahia durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“É assim com a saúde, é assim com a segurança, e agora também com o agronegócio. Quando a gente fala do volume enorme de recursos, o agronegócio é responsável por quase 30% do nosso PIB [Produto Interno Bruto], e você tem um Governo do Estado que não dá a atenção devida, realmente é muito triste e lamentável uma situação dessa”, disse o deputado.
Segundo Sanches, a Fenagro é uma oportunidade de negócios e de incentivo à tecnologia. “Os agricultores e pecuaristas começam, a partir do evento, a ter acesso ao tipo de tecnologia que eles ainda não conhecem, então é um momento que você troca experiências. Seria a 33ª edição e mais uma vez a insensibilidade do governo é colocada à prova”, criticou.
O parlamentar ainda comentou uma fala do presidente do PL na Bahia, João Roma, que também criticou o cancelamento da 33ª edição da Fenagro e afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) cancelou o evento, mas continua aumentando imposto na Bahia.
Sanches endossou com o posicionamento de Roma. “Eles informaram que vão trazer mais uma vez o aumento do ICMS, é uma coisa que a gente acha uma loucura, só querem arrecadar, sem dar nada em troca. Eles já tiveram um aumento de 18% para 19% do ICMS, agora no mesmo ano já querem aumentar de novo? Acho realmente lamentável a forma que o governo tem tratado os baianos”, finalizou o deputado.
Cancelamento
O cancelamento da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) foi anunciada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), na terça-feira (24). Em nota, a pasta disse que teve dificuldades estruturais do Parque de Exposições de Salvador. O evento aconteceria entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro deste ano.
A Seagri também citou que a Fenagro precisou ser cancelada devido a questões administrativas e falta de tempo hábil para superar entraves burocráticos que se apresentaram no decorrer do ano também motivaram a decisão.
A última edição da Fenagro aconteceu em 2019.